No cenário de hiperconectividade que vivemos hoje, a importância da profissão de social media apenas cresce.
Social media é o termo usado para se referir ao profissional do marketing digital que atua no gerenciamento de redes sociais.
Traduzido literalmente, social media quer dizer mídia social.
Mídia significa meio de comunicação, ou seja, canais, (digitais ou analógicos) utilizados para transmitir informações (sejam elas imagens, sons, textos ou vídeos) para um grupo de pessoas.
De um certo modo, todas as mídias são sociais. Televisão, rádio e jornal, por exemplo, transmitem mensagens para a sociedade.
Canais como Facebook, Instagram e Twitter, porém, se distinguem desses meios tradicionais porque oferecem a possibilidade de interação.
Por isso, são chamados de mídias sociais, ou social media. No Brasil, convencionou-se a se referir com o termo em inglês ao profissional que lida gerencia esses canais.
Na TV, rádio e jornal, o fluxo da informação é mais vertical: a mensagem é transmitida pelas empresas que atuam na área da comunicação e recebida pelos telespectadores, ouvintes e leitores.
Nessas mídias, até são criados mecanismos para permitir alguma interatividade, mas, nas redes sociais, essa troca é o alicerce, o propósito da sua existência.
Mais adiante, falaremos mais sobre o que são e como funcionam as redes sociais.
Por enquanto, o que importa é a compreensão de que o universo das redes sociais obedece a uma lógica distinta dos meios tradicionais, e é por isso que existe a profissão de social media.