Sabe quando você está assistindo alguma coisa e vem uma sensação do tipo: “Nossa, isso parece ser propaganda de tal marca”, e logo em seguida surge a logo do produto na tela e era exatamente o que você pensou. Isso é basicamente a identidade visual agindo na sua forma mais eficiente.
É inevitável ver algo nas cores vermelha e amarela e de cara não associar com Mc Donalds, isso porque, a identidade da marca vem sendo trabalhada a tantos anos que está no imaginário popular.
Mas calma, não é preciso ser um desses gigantes do comércio para construir uma identidade visual, basta ter um design único e saber aplicá-lo a cada tipo de mídia.
Então, venha entender um pouco mais do que é e principalmente como construir uma identidade visual marcante para o seu negócio.
O conceito básico de identidade visual é a construção de conjuntos gráficos que definem a sua marca e a distingue das demais, e isso vai muito além das logos e cores utilizadas.
A forma como você apresenta os valores e a personalidade do seu negócio, faz parte de uma boa identidade visual, por isso, antes mesmo de buscar quais elementos vão compor a sua marca, é importante entender como você deseja ser percebido.
Se você quer que sua empresa passe uma imagem alegre e divertida, será uma abordagem, ou, se quer passar a imagem mais séria e organizada, o visual terá que ser condizente a isso.
Dessa forma, todas as peças gráficas, desde a logo até o website da sua empresa, deverão ser pensados para expor esse tipo de imagem que seu negócio quer demonstrar.
O primeiro passo é ser essa materialização da personalidade da sua empresa, e aos poucos, a identidade visual começa a se tornar um elemento que distingue sua marca dos concorrentes, fixando elementos na cabeça do consumidor.
É como as três listras na lateral de uma calça, que só de bater o olho já sabemos que se trata de uma roupa da Adidas, pois isso foi sendo construído no imaginário popular.
Além dos elementos terem que ser bem reconhecíveis, a repetição e constância é o que ajuda a colocar a sua marca na mente dos consumidores, portanto construir a identidade visual leva tempo, mas se começar direito, as coisas serão mais fáceis.
E o melhor começo é sem dúvidas um logo impactante, que já traga consigo toda a personalidade do seu negócio, então é fundamental ter a marca ideal para sua empresa.
Imagine que sua marca tem um estilo próprio de design que é replicado em todas as mídias, sempre adaptando para funcionar direito em cada uma delas.
Assim, uma pessoa que ver rapidamente uma propaganda sua em um outdoor, por exemplo, eventualmente vai ser impactado por uma outra peça gráfica sua numa rede social, e terá aquela sensação de já ter visto aquilo em algum lugar.
Esse tipo de acontecimento cria automaticamente uma relação de familiaridade na mente desse consumidor em potencial, e na maioria das vezes ele ainda nem viu a sua logo ou seu produto, mas o impacto visual já chamou a atenção dele.
Hoje em dia, por conta das redes sociais, estamos sendo bombardeados por marcas a todo instante, então é cada vez mais difícil ser memorável na mente dos consumidores.
Justamente por isso que está cada vez mais necessário construir uma boa identidade visual, que te separe da concorrência de forma criativa e eficiente.